segunda-feira, 20 de junho de 2016

Misturas e soluções

Experiências com soluções - misturas e soluções


Vamos brincar com misturas e soluções

  1. O que é uma mistura?: experiência 1f

  2. Homogénea ou heterogénea?: experiência 2f

  3. Ponto de saturação: experiência 3f

 

Experiência 1: O que é uma mistura?

É preciso:

- vários materiais (ex: grãos, feijões, avelãs, nozes, ...)
- 1 copo

O que fazer:

- Misturar tudo num copo
- Separar por grupos os materiais

Observações esperadas:

- Conseguem-se separar os vários componentes

Porquê:

- Por definição, uma mistura são pelo menos duas substâncias juntas, que podem ser separadas nas substâncias originais. Por podermos separar os componentes, podemos classificar a composição como uma mistura.

Informação a reter: Uma mistura é a junção de pelo menos 2 substâncias, que podem ser separadas


Experiência 2: Homogénea ou heterogénea?

É preciso:

- copos
- açúcar
- sal
- arroz
- uma especiaria (ex: pimenta, oregãos)
- colher
- água
- papel de filtro

O que fazer:

- Colocar as diferentes substâncias em copos diferentes
- Adicionar água e misturar com a colher
- Tentar separar os componentes

Observações esperadas:

- Em algumas misturas a substância "desaparece" (sal, açucar).
- Noutras misturas, a substância permanece visível (arroz, especiaria) e consegue separar-se facilmente com um papel de filtro.

Porquê:

- Ao juntar duas substâncias podem formar-se dois tipos de misturas: homogéneas e heterogéneas. Nas misturas homogéneas, a mistura parece ter só um constituinte. No caso do açúcar e do sal, eles dissolvem-e na água. Nas misturas heterogéneas, facilmente de identifica a presença de pelo menos 2 constituintes, conseguindo serem facilmente separados.

Explorar mais:

- Lançar a pergunta: "É possível separar a água do sal e do açúcar?". Após momentos de reflexão, perceber que se pode conseguir separar o sólido, por exemplo através da evaporar a água.

Informação a reter: As misturas podem ser homogéneas e heterogéneas. Na mistura homogénea, parece só haver 1 material, na mistura heterogénea, é evidente a presença de pelo menos 2 materiais diferentes.

Experiência 3: Ponto de saturação

É preciso:

- copo
- açúcar (ou sal fino)
- balança
- colher


O que fazer:

- Colocar água no copo e pesar
- Adicionar açúcar aos poucos, misturar e observar se ainda existe em suspensão
- Parar de adicionar, quando já não se consegue dissolver mais e pesar

Observações esperadas:

- Conseguem-se dissolver x gramas de açúcar em y ml de água
- Para que o cálculo seja correto, evitar derramar água

Porquê:

- O cálculo da quantidade de açúcar a dividir pela quantidade de água dá-nos o ponto de saturação do açúcar na água. Esse ponto, significa a quantidade máxima que pode existir de um soluto em determinada solução.

Explorar mais:

- Usar água quente e repetir o processo. Com água quente, é possível dissolver uma maior quantidade de açúcar. A temperatura faz aumentar o ponto de saturação.

Informação a reter: Ponto de saturação é a quantidade máxima que pode ser dissolvida de um soluto em determinada solução.

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