Matemática
Para além da milésima, uma viagem à nano escala
Vamos explorar as noções de grandeza
Vamos pesar: experiência 1
Vamos medir o volume: experiência 2
Vamos medir distâncias: experiência 3
Extra - noção de densidade: experiência 4
Experiência 1: Do kilograma à miligrama (ou grama)
É preciso:
- Farinha- 1 balança (pelo menos com sensibilidade para pesar gramas, com uma balança mais sensível pode ir-se até às miligramas)
- Papel de alumínio
O que fazer:
- Começar por pesar 1kg
- Ir reduzindo as pesagens por 10 vezes menos (1kg, 100 g, 10g, 1g, ...) em papel de alumínio e colocar as quantidades pesadas lado a lado
- Ir reduzindo as pesagens por 10 vezes menos (1kg, 100 g, 10g, 1g, ...) em papel de alumínio e colocar as quantidades pesadas lado a lado
Observações esperadas:
- As quantidades vão ficando cada vez mais reduzidas
Explorar:
- Interagir com as crianças perguntando qual será a próxima quantidade
- Comparar 1 kg com 1 g e perguntar quanto é a soma (nem sempre 1+1 é igual a 2!)
- Comparar 1 kg com 1 g e perguntar quanto é a soma (nem sempre 1+1 é igual a 2!)
Informação a reter: Noção das diferentes escalas de peso
Experiência 2: Do litro ao mililitro (ou décima de mililitro)
É preciso:
- Garrafa 1 l de água- Água
- Seringas de plástico que meçam volumes (encontram-se em farmácias)
- Recipientes transparentes
O que fazer:
- Começar por medir 1l
- Ir reduzindo as medidas por 10 vezes menos (1l, 1dl, 1cl, 1ml, ...) e colocar nos recipientes lado a lado
- Ir reduzindo as medidas por 10 vezes menos (1l, 1dl, 1cl, 1ml, ...) e colocar nos recipientes lado a lado
Observações esperadas:
- As quantidades vão ficando cada vez mais reduzidas
Explorar:
- Interagir com as crianças perguntando qual será a próxima quantidade
- Comparar 1 l com 1 ml e perguntar quanto é a soma (nem sempre 1+1 é igual a 2!)
Informação a reter: Noção das diferentes escalas de volume- Comparar 1 l com 1 ml e perguntar quanto é a soma (nem sempre 1+1 é igual a 2!)
Experiência 3: Viagem à nanoescala
É preciso:
- Fita métrica- Régua
- Lápis
O que fazer:
- Começar por medir 1m e marcar com 1 lápis
- Ir reduzindo as medidas por 10 vezes menos (1 m, 1 dm, 1 cm, 1 mm, ...) marcando as medidas e coloca-las lado a lado
- Passar o vídeo 'Potências de 10' para ter uma noção de aumento de unidade de comprimento (1 dam, 1hm, 1 km, ...) e diminuição de unidade de comprimento (1 m, 1 dm, 1 cm, 1 mm, ...)
Potências de 10
- Ir reduzindo as medidas por 10 vezes menos (1 m, 1 dm, 1 cm, 1 mm, ...) marcando as medidas e coloca-las lado a lado
- Passar o vídeo 'Potências de 10' para ter uma noção de aumento de unidade de comprimento (1 dam, 1hm, 1 km, ...) e diminuição de unidade de comprimento (1 m, 1 dm, 1 cm, 1 mm, ...)
Potências de 10
Observações esperadas:
- Os comprimento vão ficando cada vez mais reduzidos/maiores
Explorar:
- Interagir com as crianças perguntando qual será a próxima quantidade
- Comparar 1 m com 1 mm e perguntar quanto é a soma (nem sempre 1+1 é igual a 2!)
- Conversar sobre as diferenças em tamanhos e os diferentes universos gerados pelas diferenças no tamanho
Informação a reter: Noção das diferentes unidades de comprimento e relação com potências de 10- Comparar 1 m com 1 mm e perguntar quanto é a soma (nem sempre 1+1 é igual a 2!)
- Conversar sobre as diferenças em tamanhos e os diferentes universos gerados pelas diferenças no tamanho
Experiência 4: O peso e o volume são sempre iguais?
É preciso:
- Farinha- Algodão
- Fio de cobre (cabo elétrico)
- 1 balança
- Papel de alumínio
O que fazer:
- Pesar 10 g dos diferentes materiais, colocando-os em papel de alumínio lado a lado
Observações esperadas:
- A mesma quantidade de materiais diferentes ocupa um espaço diferente
Porquê:
- Os materiais são constituidos por 'partes' mais pequenas (partículas, moléculas, ....) que podem estar mais próximas ou mais afastadas. Quanto mais 'próximas', menos espaço ocupam (caso dos metais), quanto mais 'afastadas' mais espaço ocupam (algodão). O espaço que uma certa quantidade de material ocupa chama-se densidade. Quanto mais denso for um material, menos espaço ocupa
Mais:
- Também se pode fazer experiências com a densidade dos líquidosInformação a reter: Noção de densidade
Sem comentários:
Enviar um comentário