sexta-feira, 4 de abril de 2014

Matemática - Divisão 10, Medidas, Potências 10

Matemática


Para além da milésima, uma viagem à nano escala

Vamos explorar as noções de grandeza

  1. Vamos pesar: experiência 1

  2. Vamos medir o volume: experiência 2

  3. Vamos medir distâncias: experiência 3

  4. Extra - noção de densidade: experiência 4

 

Experiência 1: Do kilograma à miligrama (ou grama)

É preciso:

- Farinha
- 1 balança (pelo menos com sensibilidade para pesar gramas, com uma balança mais sensível pode ir-se até às miligramas)
- Papel de alumínio

O que fazer:

- Começar por pesar 1kg
- Ir reduzindo as pesagens por 10 vezes menos (1kg, 100 g, 10g, 1g, ...) em papel de alumínio e colocar as quantidades pesadas lado a lado

Observações esperadas:

- As quantidades vão ficando cada vez mais reduzidas

Explorar:

- Interagir com as crianças perguntando qual será a próxima quantidade
- Comparar 1 kg com 1 g e perguntar quanto é a soma (nem sempre 1+1 é igual a 2!)
Informação a reter: Noção das diferentes escalas de peso
 

Experiência 2: Do litro ao mililitro (ou décima de mililitro)

É preciso:

- Garrafa 1 l de água
- Água
- Seringas de plástico que meçam volumes (encontram-se em farmácias)
- Recipientes transparentes

O que fazer:

- Começar por medir 1l
- Ir reduzindo as medidas por 10 vezes menos (1l, 1dl, 1cl, 1ml, ...) e colocar nos recipientes lado a lado

Observações esperadas:

- As quantidades vão ficando cada vez mais reduzidas

Explorar:

- Interagir com as crianças perguntando qual será a próxima quantidade
- Comparar 1 l com 1 ml e perguntar quanto é a soma (nem sempre 1+1 é igual a 2!)

Informação a reter: Noção das diferentes escalas de volume

 Experiência 3: Viagem à nanoescala


É preciso:

- Fita métrica
- Régua
- Lápis

O que fazer:

- Começar por medir 1m e marcar com 1 lápis
- Ir reduzindo as medidas por 10 vezes menos (1 m, 1 dm, 1 cm, 1 mm, ...) marcando as medidas e coloca-las lado a lado
- Passar o vídeo 'Potências de 10' para ter uma noção de aumento de unidade de comprimento (1 dam, 1hm, 1 km, ...) e diminuição de unidade de comprimento (1 m, 1 dm, 1 cm, 1 mm, ...)
Potências de 10

Observações esperadas:

- Os comprimento vão ficando cada vez mais reduzidos/maiores

Explorar:

- Interagir com as crianças perguntando qual será a próxima quantidade
- Comparar 1 m com 1 mm e perguntar quanto é a soma (nem sempre 1+1 é igual a 2!)
- Conversar sobre as diferenças em tamanhos e os diferentes universos gerados pelas diferenças no tamanho

Informação a reter: Noção das diferentes unidades de comprimento e relação com potências de 10

Experiência 4: O peso e o volume são sempre iguais?

É preciso:

- Farinha
- Algodão
- Fio de cobre (cabo elétrico)
- 1 balança
- Papel de alumínio

O que fazer:

- Pesar 10 g dos diferentes materiais, colocando-os em papel de alumínio lado a lado

Observações esperadas:

- A mesma quantidade de materiais diferentes ocupa um espaço diferente

Porquê:

- Os materiais são constituidos por 'partes' mais pequenas (partículas, moléculas, ....) que podem estar mais próximas ou mais afastadas. Quanto mais 'próximas', menos espaço ocupam (caso dos metais), quanto mais 'afastadas' mais espaço ocupam (algodão). O espaço que uma certa quantidade de material ocupa chama-se densidade. Quanto mais denso for um material, menos espaço ocupa

Mais:

- Também se pode fazer experiências com a densidade dos líquidos

Informação a reter: Noção de densidade

Sem comentários:

Enviar um comentário