sábado, 12 de abril de 2014

Matemática - Sólidos geométricos

Matemática


Porque é que as casas são quadradas?

  1. Vamos construir cubos e pirâmides?: experiência 1

  2. Equilíbrio vivo: experiência 2

 

Experiência 1: Vamos construir cubos e pirâmides?

É preciso:

- Espareguete
- marshmallows

O que fazer:

- Construir uma pirâmide usando espareguete como 'arestas' e marshmallows como vértices
- Construir um cubo
- Pressionar ambas as estruturas com força semelhante

Observações esperadas:

- O cubo parte-se muito mais facilmente que a pirâmide 

Porquê:

- A forma da pirâmide é uma estrutura mais forte porque no ponto de 'pressão' direciona a força em 4 direções (a força exercida é 'dividida' em 4)

 Explorar:

- Durante a construção 'explorar' o sólido, qual a forma da base, número de arestas, vértices, etc.
- Relacionar a forma dos sólidos/objetos com a sua função. Por ex: "Se a pirâmide é mais 'forte' porque é que as casas não são pirâmides?" - Com a mesma base, o cubo tem um volume maior que a pirâmide, e é preciso/preferível um 'espaço' maior para viver
- Procurar 'sólidos' em objetos do quotidiano
- Construir outros sólidos  
 
Informação a reter: Identificar alguns sólidos geométricos e alguns noções de elementos dos sólidos
 

Experiência 2: Equilíbrio vivo

É preciso:

- 4 crianças
- 4 cadeiras ou bancos (pés das crianças têm que ficar bem assentes no chão)

O que fazer:

- Dispor as 4 cadeirsa num 'quadrado', com as costas das cadeiras para fora
- Sentar crianças de lado, com pernas bem fechadas e pés bem assentes no chão
- Posicionar crianças de modo a que o tronco fique apoiado nas coxas dos meninos atrás deles
- Retirar cuidadosamente as cadeiras

Observações esperadas:

- Ninguém cai, mesmo sem bancos ficam todos na mesma posição

Porquê:

- O peso de uma criança é suportado pelas pernas de outra criança, criando uma situação de equilíbrio de forças, com uma 'construção' estável. Não é preciso 'colar' partes diferentes para criar uma construção estável

Explorar:

- Usar mais cadeiras e crianças, criando outras 'formas' para averiguar se também são estáveis
- Construir uma situação de desiquilíbrio, em que uma das crianças não tenha apoio (por exemplo, numa linha)
 
Informação a reter: Função dos vértices (apoios) numa estrutura, noção de estabilidade

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