Matemática
Porque é que as casas são quadradas?
Vamos construir cubos e pirâmides?: experiência 1
Equilíbrio vivo: experiência 2
Experiência 1: Vamos construir cubos e pirâmides?
É preciso:
- Espareguete- marshmallows
O que fazer:
- Construir uma pirâmide usando espareguete como 'arestas' e marshmallows como vértices
- Construir um cubo
- Pressionar ambas as estruturas com força semelhante
- Construir um cubo
- Pressionar ambas as estruturas com força semelhante
Observações esperadas:
- O cubo parte-se muito mais facilmente que a pirâmide
Porquê:
- A forma da pirâmide é uma estrutura mais forte porque no ponto de 'pressão' direciona a força em 4 direções (a força exercida é 'dividida' em 4)
Explorar:
- Durante a construção 'explorar' o sólido, qual a forma da base, número de arestas, vértices, etc.
- Relacionar a forma dos sólidos/objetos com a sua função. Por ex: "Se a pirâmide é mais 'forte' porque é que as casas não são pirâmides?" - Com a mesma base, o cubo tem um volume maior que a pirâmide, e é preciso/preferível um 'espaço' maior para viver
- Procurar 'sólidos' em objetos do quotidiano
- Construir outros sólidos
- Relacionar a forma dos sólidos/objetos com a sua função. Por ex: "Se a pirâmide é mais 'forte' porque é que as casas não são pirâmides?" - Com a mesma base, o cubo tem um volume maior que a pirâmide, e é preciso/preferível um 'espaço' maior para viver
- Procurar 'sólidos' em objetos do quotidiano
- Construir outros sólidos
Informação a reter: Identificar alguns sólidos geométricos e alguns noções de elementos dos sólidos
Experiência 2: Equilíbrio vivo
É preciso:
- 4 crianças- 4 cadeiras ou bancos (pés das crianças têm que ficar bem assentes no chão)
O que fazer:
- Dispor as 4 cadeirsa num 'quadrado', com as costas das cadeiras para fora
- Sentar crianças de lado, com pernas bem fechadas e pés bem assentes no chão
- Posicionar crianças de modo a que o tronco fique apoiado nas coxas dos meninos atrás deles
- Retirar cuidadosamente as cadeiras
- Sentar crianças de lado, com pernas bem fechadas e pés bem assentes no chão
- Posicionar crianças de modo a que o tronco fique apoiado nas coxas dos meninos atrás deles
- Retirar cuidadosamente as cadeiras
Observações esperadas:
- Ninguém cai, mesmo sem bancos ficam todos na mesma posição
Porquê:
- O peso de uma criança é suportado pelas pernas de outra criança, criando uma situação de equilíbrio de forças, com uma 'construção' estável. Não é preciso 'colar' partes diferentes para criar uma construção estável
Explorar:
- Usar mais cadeiras e crianças, criando outras 'formas' para averiguar se também são estáveis
- Construir uma situação de desiquilíbrio, em que uma das crianças não tenha apoio (por exemplo, numa linha)
Informação a reter: Função dos vértices (apoios) numa estrutura, noção de estabilidade
- Construir uma situação de desiquilíbrio, em que uma das crianças não tenha apoio (por exemplo, numa linha)
Sem comentários:
Enviar um comentário